4 dicas atemporais para jovens investidores.

  • por

Para começar a investir no mercado financeiro, é necessário estudo, paciência e economia.

 

1.Risco e Retorno são diretamente proporcionais.

   A regra básica para investir em mercados financeiros, é que para obter retornos acima da média e acima da taxa de inflação, exigirá que o investidor aceite o grande risco que isso ocasionará. Isso significa que, em altas gigantescas em ativos voláteis, podem se transformar em perdas esmagadoras, exatamente por isso que o estudo e a paciência são extremamente importantes para o sucesso de um portfólio de ativos.

 

2. O “Sr. Mercado” nem sempre será fácil.

   O Ibovespa (principal indicador de desempenho de ações negociadas na Bolsa Brasileira) foi ao fundo do poço no crash da pandemia, de fevereiro-março 2020, caindo de 113 mil pontos para 66 mil pontos em exatos 30 dias, uma queda de pouco mais de 57%. Desse ponto em diante, o mercado basicamente moveu-se em uma direção: para cima. Saindo dos 66 mil pontos em março de 2020 para históricos 130 mil pontos em junho de 2021, atingindo um patamar nunca antes visto na história do Ibovespa. Portanto, o “Sr. Mercado” é extremamente bipolar, por conta disso, o estudo das ações que compõem a sua carteira de investimentos é extremamente fundamental, onde a volatilidade dos ativos deixa de ser especulativo e passa a se tornar empírico.

 

3. Mercados em baixa são boas oportunidades para os jovens.

   Os  jovens investidores estão no extremo oposto do espectro de risco. Os jovens que contribuem regularmente com dinheiro para o mercado de ações, devem esperar e torcer por quedas regulares. É dessa forma que você compra com avaliações mais baixas, preços irrisórios e maiores rendimentos de dividendos, pois quando você está começando, o tempo se torna o seu maior ativo. Nunca é bacana viver em um mercado de baixa quando seu dinheiro está investido, porém essa é a única forma de comprar ações a preço de liquidação. Acostume-se com essa volatilidade normal e esteja pronto para comprar quando todo mundo estiver correndo na direção oposta.



4. Economizar é seu maior investimento.

   Não importa o quão inteligente e habilidoso você seja, quando se trata de mercados, se não economizar dinheiro, as finanças terão um impacto muito maior para a maioria dos jovens. Mesmo o investidor mais habilidoso do mundo, será inútil se não tiver nenhum capital para aplicar. Por conta disso, o maior investimento quando você está começando, é investir em conhecimento e tempo para saber o suficiente de como gastar seu dinheiro com sabedoria, economizando regularmente e permitindo que os juros compostos façam o trabalho pesado por você ao longo do tempo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *