Empatia é a habilidade de liderança mais importante, apontam estudos.

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A empatia sempre foi uma habilidade crítica para os líderes, mas está assumindo um novo nível de significado e prioridade.

Uma boa liderança requer uma boa combinação de todas habilidades para criar condições de engajamento, alegria e ótima performance, e a empatia está no topo da lista do que os líderes devem fazer corretamente. A razão pela qual a empatia é necessária, é que as pessoas estão tendo experiências com inúmeros tipos de estresse e os dados sugerem que ela é afetada pela pandemia e a maneira como nossa vida e trabalho viraram de cabeça para baixo.

   A empatia contribuiu com resultados positivos, porém, à medida que passamos por momentos difíceis, lutamos contra o esgotamento ou achamos um desafio: encontrar a felicidade no trabalho, com isso, a empatia pode ser um ótimo e poderoso antídoto para bons resultados coletivos e pessoais. Um novo estudo da Catalyst com 889 funcionários descobriu que a empatia tem alguns efeitos significamente concretos, e eles são: Inovação, Engajamento, Retenção, Inclusão e Vida de Trabalho.

   Líderes podem demonstrar empatia de duas formas. Primeiro, eles podem considerar os pensamentos de outras pessoas por meio de empatia cognitiva (“Se eu estivesse no lugar dele, o que estaria pensando agora?”). Líderes também podem focar nos sentimentos de uma pessoa usando empatia emocional (“Estar na posição dele me faria sentir…”). Porém, os líderes não terão mais sucesso apenas por considerarem os sentimentos dos outros, mas também por demonstrarem suas preocupações e questionarem diretamente sobre desafios e assim, escutar as propostas de seus funcionários.

   Os líderes não precisam ser especialistas em saúde mental para demonstrar que se importam e estão prestando atenção ao que está acontecendo. Basta fazer um “check-in” para fazer perguntas, e escutar do funcionário o quanto ele deseja compartilhar. As pessoas confiarão nos líderes e terão um maior senso de engajamento e comprometimento quando houver alinhamento entre o que o líder diz e o que faz.

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